CVReal, Training People, Formações

A importância de uma Academia Corporativa nas empresas

Muitas vezes a formação é vista pelo empresário como algo sem rentabilidade, realizada apenas para cumprir a obrigação legal. Sente-se, no entanto, que esta perceção está a mudar e nos dias de hoje a formação já é vista como algo que:

  • Atualiza e recicla a informação e os conhecimentos,
  • Acrescenta valor, tornando-a um fator diferenciador,
  • Promove um melhor desempenho dos colaboradores
  • Eleva o nível das equipas
  • Melhora a qualidade dos produtos e serviço.

Mas de que forma estruturar e dinamizar a formação sem investir demasiado capital e desperdiçar tempo de colaboradores qualificados?

Cada vez mais as Academias Corporativas apresentam-se como a solução para a formação dentro das organizações, mostrando aos profissionais que a qualificação é um assunto realmente importante e que pode ser realizado de várias formas, – online, presencial e híbrida- de acordo com a disponibilidade de cada um.

Ter dentro da empresa uma Academia de Formação própria bem estruturada, não só evidencia a preocupação dos líderes com a capacitação dos seus colaboradores, como também se torna um instrumento-chave da estratégia de crescimento, fortalecimento e reconhecimento da marca.

Existem diversas vantagens em investir numa Academia interna como estratégia de formação e desenvolvimento dos colaboradores, sendo algumas delas:

  • Redução da taxa de turnover (reduz rotatividade): Muitas empresas apresentam dificuldades em manter colaboradores e, por isso, acabam sofrendo as consequências de um alto turnover, como: alto investimento em formação de novos funcionários, falta de mão de obra qualificada e compensações financeiras na saída.
  • Melhoria da comunicação interna: A Academia torna-se um canal de comunicação entre os gestores e as equipas, permitindo expressar as necessidades de formação, e as dificuldades que enfrentam na execução do trabalho, permitindo à organização atuar prontamente para colmatar estas dificuldades e elevar o potencial da equipa;
  • Aumento da qualidade dos produtos e serviços: A atuação estratégica da Academia possibilita uma constante capacitação dos colaboradores fazendo com que os produtos e serviços prestados pela empresa sejam melhorados, permitindo dessa forma expandir horizontes e penetrar em novos mercados.

Além disso as Academias Corporativas facilitam a integração de novos elementos, pois dessa forma transmite-se mais facilmente o “ADN” da empresa, já que a produção dos conteúdos é feita “dentro de portas” permitindo que a mensagem seja sempre alinhada à cultura da empresa e aos valores do negócio.

O processo de formação tem que ser cíclico e contínuo, a Academia interna cria uma cultura organizacional favorável à aprendizagem dos colaboradores, incentivando-os a desenvolverem-se! É uma solução “win win”- todos ganham!

Estruturar o know how acumulado da empresa em formações próprias irá trazer valor acrescentado à sua equipa, e contribuir para que atuem de forma produtiva e rentável. No caminho da excelência! Investir numa Academia é sem dúvida apostar na consolidação da formação como diferencial competitivo!

Por Cristina Vila Real, CEO na CVReal Training People

Conheça a solução da CVReal para esta questão

Partilhe este artigo com a sua comunidade!