CVReal, Training People, Formações

Acesso informático – dupla verificação

Dupla verificação ou verificação em duas etapas: o que é e porque se deve utilizar

Todos os dias sofremos ataques de hackers nos nossos sistemas e computadores pessoais. Um dos interesses nesses ataques são para obterem os dados das nossas contas de utilizadores nas plataformas que usamos. Desde acesso a redes sociais, mails, dados bancários, etc.

Como sabemos esses ataques são cada vez mais usuais e provocam perdas pessoais e institucionais muito grandes. Basta procurar um pouco para sabermos de empresas atacadas. E provavelmente a grande maioria aciona seguros ou outros sistemas semelhantes, por isso nem são noticiados.

Para combater este flagelo, surgiu a necessidade de aumentar a segurança com que acedemos aos nossos computadores e aplicações. Assim surgiu uma nova medida de segurança, a dupla verificação ou sistema de verificação em duas etapas. Este processo de dupla autenticação solicita um segundo código de verificação além a simples password inicial e hoje é comum em vários aplicativos e softwares, especialmente de internet. Este segundo código variável é normalmente enviado para o smartphone ou para o endereço de e-mail registado.

O mais comum é em redes sociais, mas o nosso endereço de e-mail e até os dispositivos móveis são alvos de ataques e adotaram a dupla autenticação. Geralmente o processo de ativação é bastante simples e vem através de um código ou senha enviado para o smartphone ou e-mail. Este segundo código, que muda em cada acesso é pedido após a introdução da password de acesso. Mesmo que o hacker tenha acesso à nossa password, ele não vai ter acesso ao 2º código de segurança. E mesmo que numa falha grave de segurança o hacker possa aceder via o nosso computador e aceder a esse 2º código, como ele nunca é igual, por isso no acesso seguinte já não serve. Este processo reduz drasticamente que contas sejam acedidas por hackers e depois venham a ser clonadas, roubadas, etc.

Muitas pessoas não realizam as ações disponíveis para a dupla verificação ou não conhecem o processo, apesar das próprias aplicações e ou marcas anunciarem a sua existência. O motivo, muitas vezes, é a falta de informação sobre o processo. A verificação em duas etapas faz com que as contas fiquem ainda mais seguras. A sua ativação é muito importante e pode evitar diversos problemas futuros. Já há aplicações que obrigam a sua ativação e nos serviços financeiros, principalmente a banca a sua utilização já existe a alguns anos, na confirmação de pagamentos e transferências bancárias.

Mas ativar este procedimento no acesso mais simples a todos as aplicações que usamos é a nossa melhor segurança e uma boa prática altamente aconselhada.

Por Luís Nogueira Rodrigues

Conheça a solução da CVReal para esta questão

Partilhe este artigo com a sua comunidade!