Multitasking é um termo muito ouvido hoje em dia, e representa o ato de trabalhar em vários projetos/tarefas ao mesmo tempo. Ou seja, a capacidade de cada individuo de dividir a sua atenção e ser capaz de reter informações não relacionadas ao mesmo tempo.
Nos dias sem precedentes que vivemos isto parece algo inevitável, uma grande percentagem da população encontra-se a trabalhar a partir de casa e procura pelo ganho de tempo e eficiência levam a que as responsabilidades para com a casa/família misturam-se com o trabalho, levando a um grande desgaste mental.
O que nos remete para a verdadeira questão é: os ganhos em tempo compensam as perdas de produtividade?
Esta questão leva-nos ao antigo debate quantidade vs qualidade, o que depende muito da pessoa em causa, contexto e pressão para terminar os seus projetos/responsabilidades. Mas de uma forma geral, acreditamos que os ganhos de tempo podem ser atingidos através de uma boa planificação e organização prévia, sem correr o risco de um trade-off com a produtividade.
Deste modo, aproveite o tempo em casa para planear e estabelecer que rotinas que lhe permitam dedicar o tempo suficiente às suas diversas tarefas, seja de que natureza forem, e assim evitar o multitasking e consequente desgaste que este causa.
Por Miguel Rodrigues