“Qualquer sistema operativo baseado em Windows cria uma série de ficheiros que se tornam desnecessários e ocupam espaço no disco do nosso computador. Pior ainda é o facto de a partir de uma certa percentagem de disco ocupado a performance do mesmo cai assustadoramente. Assim aqui vão 5 dicas para mantermos o sistema limpo sem ajuda de ferramentas:
1 – esvaziar a reciclagem. Apesar de obvio é enorme o nº de computadores com mb ou mesmo gb de ficheiros na reciclagem. Podem estar apagados, mas o sistema operativo continua a gerir esse espaço para os poder recuperar…
2 – limpar ficheiros temporários: apesar de também ser das leis básicas, convêm não a esquecer. Nas propriedades do disco, escolher a opção “Limpeza do disco”, não esquecera de marcar a opção ficheiros temporários.
3 – ecrân azul se o seu sistema deu alguma vez um ecrã azul e ficou com um contador até reiniciar, é porque criou um ficheiro da imagem da memória no momento do erro. E se tiver um computador com 4Gb , é desse tamanho que o ficheiro vai ficar. Por isso procure ficheiros com a expensão DMP e apague….são sempre uns gigabytes que liberta!
4 – remover programas não usados. Mas o truque é no momento que remove o programa verificar qual a sua localização. O próprio desinstalador pode mostrar a pasta. Ou então procurar no computador pastas com o nome do programa. Quase sempre ficam ficheiros ou pastas que a remoção do programa não limpa.
5 – limpar os caches dos browser de internet. O cache do iE, Chrome, etc podem ao fim de algum tempo ficar enormes. A sua limpeza é essencial e vamos ficar admirados com o espaço que usam. Normalmente são sempre nas ferramentas do browser que podemos apagar os dados de navegação
Todas estas soluções e outras normalmente são simplificadas pelo uso de ferramentas simples e gratuitas que nos permitem limpar o nosso computador. Mas é sempre bom saber onde, como e porquê podemos limpar o nosso computador.”
Por Luís Rodrigues