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Academia Corporativa

FAQS

FAQ's - Academia Corportativa

Perguntas de definição de conceito

Uma Academia Corporativa visa formar os colaboradores de uma empresa, envolvendo-os na cultura organizacional e (re)qualificando-os para o exercício das suas funções. Através de uma metodologia totalmente personalizável, a CVReal estrutura estrategicamente o processo de formação interna, identificando e propondo formações que colmatam as dificuldades enfrentadas pela equipa. Assim, as formações deixam de ser “horas perdidas” apenas para cumprir o prazo legal.

O W&T trata-se de uma ação pontual que a CVReal realizará na empresa. Consiste na elaboração de uma formação ou de um conjunto de formações personalizadas para a melhor receção de novos funcionários, assegurando a transmissão do ADN da empresa.

A Academia é um projeto desenvolvido de forma cíclica, onde há um comprometimento mensal de horas (definidas no ato da contratação), divididas entre: análise das necessidades de formação, estruturação e desenvolvimento da formação na modalidade que melhor se adapte à realidade da equipa (e-learning, híbrido ou presencial), execução e monitorização de resultados e implementação de processos de melhoria contínua. 

Perguntas acerca do destinatário

  1. Formação profissional contínua

Visa o aperfeiçoamento, de forma cíclica e contínua, dos conhecimentos e competências em contexto profissional. Nesta categoria, as necessidades variam consoante o cargo e funções desempenhadas, reforçando a necessidade de personalização da formação.

  1. Estagiários e trainees:

Trata-se da primeira formação profissional de uma pessoa e um dos primeiros contactos com um ambiente corporativo. A capacitação e orientação destes deve começar pela base, o que envolve a apresentação de processos, áreas, cultura e hierarquia de uma empresa e explicação de como realizar tarefas básicas na empresa.

  1. Novos funcionários:

No caso de funcionários recém-contratados que possuam experiência prévia, é crucial fazer com que se sintam confortáveis e adaptados ao ambiente de trabalho e saibam executar a sua função eficientemente. A integração de novos funcionários irá determinar o resto da sua jornada na empresa.

Por ser um projeto desenvolvido de forma cíclica, exige continuidade, portanto a única questão a ser tida em conta neste ponto é a necessidade de um orçamento para este investimento mensal.

Independentemente do tamanho da sua empresa, pode ter a certeza de que este projeto trará valor acrescentado e resultados mensuráveis, assim como o aumento da notoriedade e renome no mercado. 

A Academia é um projeto desenvolvido de forma cíclica, onde há um comprometimento mensal de horas (definidas no ato da contratação), divididas entre: análise das necessidades de formação, estruturação e desenvolvimento da formação na modalidade que melhor se adapte à realidade da equipa (e-learning, híbrido ou presencial), execução e monitorização de resultados e implementação de processos de melhoria contínua. 

A formação dos colaboradores traz aspetos altamente positivos, independentemente do setor. A maior vantagem competitiva em termos de negócio numa empresa são as pessoas, e a formação profissional empresarial é um instrumento fundamental para melhorar o bem-estar no trabalho, a produtividade e, consequentemente, alcançar os objetivos de negócio. 

Independentemente do tamanho da sua empresa, pode ter a certeza de que este projeto trará valor acrescentado e resultados mensuráveis, assim como o aumento da notoriedade e renome no mercado. 

A Academia é um projeto desenvolvido de forma cíclica, onde há um comprometimento mensal de horas (definidas no ato da contratação), divididas entre: análise das necessidades de formação, estruturação e desenvolvimento da formação na modalidade que melhor se adapte à realidade da equipa (e-learning, híbrido ou presencial), execução e monitorização de resultados e implementação de processos de melhoria contínua. 

Perguntas relativas às vantagens de uma Academia

  1. Redução da taxa de turnover (reduz rotatividade): Muitas empresas apresentam dificuldades em manter colaboradores e acabam por sofrer as consequências de um alto turnover, como: elevado investimento na formação de novos funcionários, falta de mão de obra qualificada e compensações financeiras na saída.
  2. Melhoria da comunicação interna: A Academia torna-se num canal de comunicação entre os gestores e as equipas, permitindo expressar as necessidades de formação e as dificuldades enfrentadas na execução do trabalho, levando a organização a atuar prontamente para colmatar estas dificuldades e elevar o potencial da equipa;
  3. Aumento da qualidade dos produtos e serviços: A atuação estratégica da Academia possibilita uma constante capacitação dos colaboradores, fazendo com que os produtos e serviços prestados pela empresa sejam melhorados, permitindo dessa forma expandir horizontes e penetrar em novos mercados.
  4. Facilitação da integração de novos elementos: O ADN da empresa é transmitido mais facilmente, já que a produção dos conteúdos é feita “dentro de portas”, permitindo que a mensagem seja sempre alinhada à cultura da empresa e aos valores do negócio.

Implementando um processo de formação cíclico e contínuo, a Academia interna cria uma cultura organizacional favorável à aprendizagem dos colaboradores, incentivando-os a desenvolverem-se. É uma solução “win win” – todos ganham! Estruturar o knowhow acumulado da empresa em formações próprias irá trazer valor acrescentado à sua equipa, e contribuir para que atuem de forma produtiva e rentável. No caminho da excelência! Investir numa Academia é, sem dúvida, apostar na consolidação da formação como diferencial competitivo.

Perguntas sobre o preço

Afinal, a formação é um custo ou um investimento? A formação pode e deve ser encarada sempre na perspetiva de investimento e não de gasto. Ao investir em pessoas, o capital intelectual da empresa aumenta e acaba por contribuir efetivamente para os resultados da organização. Assim, a formação agrega valor não só aos colaboradores, mas também à organização e aos clientes.

Perguntas de gestão de tempo

Os primeiros passos:

  1. Diagnóstico: análise 360º das necessidades formativas da sua empresa;
  2. Indicação das formações que irão colmatar as principais necessidades;
  3. Desenho do conteúdo dos cursos em conjunto com a empresa;
  4. Construção e desenvolvimento do primeiro curso, envolvendo toda a produção (vídeos, fotos, textos).

Levam 60 dias após a adjudicação do contrato.

A Academia, assim como a formação, deve ser cíclica e contínua, porque envolve uma constante transformação. A CVReal disponibiliza esse acompanhamento se previsto em contrato.  

Perguntas sobre as formações

Sim, as formações dão direito ao certificado da plataforma SIGO e contam para as horas de formação obrigatórias. 

A modalidade das formações é definida consoante as necessidades da equipa. Pode ser e-learning, híbrida ou presencial. 

Perguntas adicionais

A CVReal responsabiliza-se pela execução de todo o processo de formação interna, eliminando o peso desta responsabilidade da alçada da empresa. Estruturamos todo este processo estrategicamente, de forma a rentabilizar o investimento de tempo e dinheiro em formação.

A modalidade das formações é definida consoante as necessidades da equipa. Pode ser e-learning, híbrida ou presencial.