A transformação digital permitiu avanços em todos os níveis, mas trouxe consigo novos desafios e problemas. Começamos a assistir cada vez a mais ciberataques, tentativas de hacking e invasões até mesmo em grandes empresas.
No final de janeiro de 2022, o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República divulgou que as queixas por cibercrimes duplicaram em 2021. Em Portugal têm sido registados muitos ciberataques no inicio de 2022, num claro aumento do ano anterior. Os hackers tentam entrar nos sistemas informáticos das empresas, aproveitando-se das vulnerabilidades dos utilizadores e do software, por isso é necessário existir mais formação e sensibilização em cibersegurança no contexto corporativo.
Infelizmente as empresas esperam a chegada de alguma crise para realizar uma ação de emergência. A desvantagem é que essa metodologia não representa uma solução efetiva visto que apenas “apaga o incêndio”, mas não consegue corrigir as vulnerabilidades existentes no sistema e acaba por aumentar as hipóteses de ataques ainda mais complexos no futuro.
Os dados são o ativo mais valioso de uma empresa, independentemente do seu tamanho, por isso proteger a informação é fundamental, algumas medidas são essenciais serem tomadas, a principal delas é fazer backups/cópias de segurança. No caso de os dados ficarem comprometidos, por exemplo através de um ataque de ransomware, é a possibilidade de ir buscar grande parte ou todos os dados da empresa, sem maiores prejuízos para os procedimentos da organização.
Motivos pelos quais deve investir em cibersegurança na sua empresa:
Evita perdas financeiras: Muitos ataques são direcionados para obter informações bancárias ou realizar fraudes, que acabam por ter impacto financeiro e levar à perda de dados que por si só, representa significativos prejuízos
Protege a imagem da empresa: para uma empresa que possui e-commerce, por exemplo, a cibersegurança é um requisito fundamental, porque para oferecer uma experiência de compra mais segura, o cliente precisa inserir os seus dados pessoais, além de cartão de crédito, por exemplo.
Proteção de dentro pra fora: proteger as informações não significa somente a implementação de processos tecnológicos operacionais, mas também a consciencialização de todas as pessoas da organização, para que as informações (de clientes, estratégias de atuação e know how, por exemplo) sejam tratados conforme as normas e políticas corporativas de segurança da informação.
É fundamental encontrar um modo de detetar rapidamente as ameaças para ser trabalhada a minimização dos seus impactos.
Infelizmente na realidade a questão principal não é “se” o ataque irá acontecer, mas sim, “quando” irá acontecer. Devemos estar preparados. Tornando-se assim fundamental o investimento em cibersegurança e adoção de medidas protetoras.